CHATBOT, TECH

  5 tendências do comportamento do consumidor para 2024

22 março, 2023 | Leitura: 25min

Conheça as principais tendências do Comportamento do consumidor!

Com a popularização da realização de compras pela internet nos últimos anos, este meio trouxe grande facilidade para as empresas que passaram a alcançar novos consumidores e aumentar sua base de clientes. Contudo, considerando o fato de que este se tornou um ambiente atraente para empresas expandirem e se estabelecerem em um novo canal, também houve um aumento massivo da concorrência fazendo com que essas marcas precisassem adotar novas estratégias para atrair clientes para suas soluções. 

Chatbot: o que é, tipos, benefícios e como implementar

Paralelamente a esse processo, ao migrar da compra física para a online e com o universo de informações sobre marcas e produtos na internet, o consumidor naturalmente passou a adotar um novo comportamento de consumo e entender isso passou a ser a chave para o sucesso de empresas no digital. 

Conforme pesquisa realizada pela Stackla Reports, 70% dos consumidores consideram a experiência oersibakuzada de compra um aspecto fundamental para a escolha de determinada marca. 

Mediante a tais conclusões, pode-se compreender a importância de se atentar para o  comportamento de consumo e suas tendências para assim, sair do senso comum das empresas e entregar um diferencial para o consumidor no online. Continue a leitura, pois no próximo tópico você descobrirá quem é o novo consumidor para posteriormente compreender suas tendências de consumo.

 

O novo consumidor

Acompanhando o comportamento dos consumidores brasileiros ao longo dos últimos anos, nota-se uma mudança drástica na forma de comprar e se relacionar com diferentes marcas. 

Conforme Philip Kotler considerado ‘’o pai do Marketing’’ menciona em seu livro Marketing 4.0: do tradicional ao digital, o que antes era um modelo vertical, onde o consumidor assistia a comerciais na TV de forma passiva e optava por marcas influenciados por celebridades, transformou-se em um padrão horizontal, onde este é mais influenciado pelo seu circulo social, mais cauteloso, seletivo em suas escolhas e muito focado em experiência positiva.

Logo, além de oferecer melhores produtos e serviços ao consumidor, ao apostar em um atendimento com foco na experiência, sua empresa sai na frente e aumenta as oportunidades de fidelizá-lo, o que é muito mais barato do que conquistar novos consumidores! Mas afinal, o que é atendimento ao cliente? 

Chatbot: o que é, tipos, benefícios e como implementar

 Conseguiu assimilar? Para deixar esse assunto ainda mais claro na sua mente, vou destrinchar como essa ferramenta funciona e te explicar em detalhes.

O que é Comportamento do Consumidor?

Segundo Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, em seu livro ‘’Administração de Marketing, ‘’o comportamento do consumidor é a área que estuda como pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam artigos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e desejos”.

Uma outra definição que pode ser atribuída ao termo é da American Marketing Association (AMA), que conceitua comportamento do consumidor como sendo: “A interação dinâmica de sentimentos e percepções, comportamentos e ambiente pela qual os seres humanos conduzem os aspectos das relações de troca em suas vidas. […] O comportamento do tomador de decisão no mercado de produtos e serviços muitas vezes é usado para descrever o campo interdisciplinar do estudo científico que tenta entender e descrever tal comportamento.”

Conclui-se portanto, que o comportamento do consumidor consiste nos sinais, iniciativas e respostas que o cliente deixa ao percorrer sua jornada de compra. Assim, além de sua jornada de compra, é importante se atentar para os agentes influenciadores desse comportamento, estabelecendo estratégias para sanar as expectativas do cliente. 

Quer conhecer os principais agentes influenciadores do comportamento do consumidor? Continue a leitura que te conto tudo no próximo tópico. 

 

Chatbot: o que é, tipos, benefícios e como implementar

Quer conhecer os principais agentes influenciadores do comportamento do consumidor? Continue a leitura que te conto tudo no próximo tópico.  Confira a seguir. 

O que influencia o Comportamento do Consumidor?

Ao se aproximar da compreensão dos principais fatores que influenciam atualmente os consumidores durante sua decisão de compra, pode-se elencar os seguintes elementos determinantes nessa jornada, são eles: 

Pessoais:

Este é um dos fatores mais determinantes na decisão de compra do cliente e o mais complexo de se compreender  por seu caráter peculiar e diverso. Contudo, uma vez bem compreendido, ajudará sua marca a oferecer uma experiência mais personalizada e precisa. 

Consistem em aspectos como hobbies, valores, gostos pessoais, personalidade, entre outros.

Culturais:

Impacta diretamente no comportamento do consumidor coletivamente e individualmente, em aspectos como comidas, linguagem, gostos pessoais, costumes, entre outros. 

Demográficos:

Um pouco mais abrangente, este fator se relaciona com características demográficas  e impacta diretamente em questões práticas no consumo. 

Considera-se aspectos como: faixa etária, nacionalidade, gênero, profissão, escolaridade, entre outros.

Psicológicos:

Determinante para a decisão de compra, consiste em atributos emocionais, como as experiências impactam emocionalmente o consumidor e se ele é capaz de compreender e se identificar com a narrativa. 

Sociais:

Considerando o fato de que vivemos em sociedade e somos influenciados socialmente a todo tempo por ela, não poderia ser diferente se tratando de consumo. 

Nunca fomos tão influenciados pelo nosso ciclo social como agora ao tomar decisões de compras. Assim, é importantíssimo compreender essa influência a fundo.

Tendências do comportamento do consumidor para 2024:

Quando falamos em comportamento do consumidor, é importante partir da perspectiva de que ele é extremamente mutável e moldado conforme contexto e pensamentos vigentes no atual período de uma sociedade. Dessa forma, para que as estratégias de sua empresa estejam alinhadas às expectativas dos consumidores é de suma importância adotar uma postura visionária e compreender quais as principais tendências de consumo para o futuro. 

Selecionamos cuidadosamente abaixo as 5 principais tendências de consumo para 2024 para sua empresa sair na frente. Vamos lá?

1- Planejamento e compras antecipadas:

Cada vez mais os consumidores estão adotando o comportamento de antecipação e planejamento de compras com a finalidade de maior praticidade no dia a dia. Um exemplo é o abandono do antigo hábito de deixar pra última hora a compra de presentes em datas e a adoção de procura antecipada mesmo que a decisão de compra ainda não tenha sido tomada. 

Considerando essa informação, é de extrema importância que as marcas se planejem com antecedência e que correspondam seja na experiência de compra fornecida ou nas soluções de seus produtos a essa tendência de consumo.

2- Compra através de Redes Sociais:

Um estudo realizado pela Social Media Trends 2023 mostra que há um aumento significativo nas compras dentro de redes sociais e que os usuários estão se sentindo cada vez mais confortáveis e seguros em consumir de tais plataformas. 

Esse mesmo estudo aponta que, mais da metade dos Millennials e da Geração Z têm influências de mídia social ao fazer compras online, e a Geração Z já usa o TikTok mais do que o Google para pesquisar coisas.

É notória a influência do mobile-friendly que consistem em interfaces amigáveis para esse crescimento exponencial dessas plataformas. Assim, garantir uma excelente experiência mobile e conteúdos atrativos são de crucial importância para aproveitar essa tendência e alavancar o seu negócio. 

3- Decisão por marcas representativas e com posicionamento definido:

Uma tendência que vem se estabelecendo em todo o mundo em diversas áreas da sociedade é o debate sobre valores e comportamentos negativos enraizados na sociedade. As pessoas estão se tornando cada vez mais politizadas, problematizadoras  e se identificando com marcas que de uma certa forma correspondem com essa forma de pensar e se comportar. 

Assim,  principalmente no ambiente digital, marcas que possuem posicionamento e mensagem claros, tendem a atrair mais consumidores que se identificam e fidelizá-los mais facilmente. 

Obs: é importante que esse posicionamento esteja realmente alinhado aos valores da empresa e que se reflita no dia a dia da mesma. Não há espaço para falácia!

4- Influência por conteúdos:

Segundo a Think with Google, 54% dos consumidores utilizam pelo menos cinco canais digitais diferentes para encontrar o produto que estão procurando. Dessa forma, estar presente nesses canais produzindo conteúdo de qualidade e reforçando o relacionamento consiste em uma estratégia que se tornará cada vez mais efetiva. 

Ao contrário de antes que a TV representava a principal fonte de entretenimento , agora a internet e os conteúdos contidos na mesma ocuparam esse lugar na vida cotidiana dos consumidores. Invista em conteúdos de qualidade!

4- Atendimento realizado por robôs:

Não há dúvidas de que essa consiste na principal tendência para 2024, pois tecnologias de chatbot e inteligência artificial utilizadas para diversas finalidades já é uma realidade para o consumidor atual. 

Com  o dia a dia cada vez mais turbulento, os consumidores buscam cada vez mais ‘’praticidade’’ e menos burocracias em suas tarefas. Com isso, grandes marcas já perceberam isso e vem investindo cada vez mais na implantação de tecnologias como o Chatbot que consiste em uma ferramenta de automatização de atendimento, onde é possível interagir com o cliente de forma natural, direcionada e ágil por mensagens automáticas.

Plataforma de Chatbot Smart24:

Agora que você conheceu as principais tendência do Comportamento do Consumidor para 2024, que tal se adaptar as a principal tendência com a implantação de Chatbots em seus canais de comunicação? 

Esse processo exige muito trabalho, mas para a sua felicidade existem maneiras de facilitar sua implementação com uma plataforma especializada em Chatbot como o Smart24 que oferece diversas soluções e dentre elas a possibilidade de centralizar em uma só plataforma online todos os seus canais de atendimento gerando Omnichannel. 

Se você quer revolucionar seu atendimento , é hora de conhecer nossas soluções e planos para sua empresa se diferenciar da concorrência e crescer ainda mais! Vamos embarcar nessa juntos? 

Ofereça a experiência
que seu cliente quer ter.

O time Smart24 está sempre disponível.
Vamos conversar e pensar em
soluções sob medida para suas
necessidades.
Foto autora do postblog Fernanda

Autora

Fernanda Gonçalves 

Gestora de conteúdo Smart24

Gestora de conteúdo Smart24

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